Caderno JC - Link Direto com o Jornal de Capanema

Edição: Paulo Henrique e Cleoson Vilar

Círio: a bênção bondosa até dentro da cadeia

A fé de quem está preso e de quem combate a violência foi reforçada, ontem, em Marituba

Círio: a bênção bondosa até dentro da cadeia
Os presos de Marituba receberam a Santa e pediram piedade

“Vós sois a ridente aurora, de divinais esplendores. Que a luz de fé revigora, nas almas dos pecadores... Ó virgem mãe amorosa, fonte de amor e de fé. Dai-nos a bênção bondosa, Senhora de Nazaré”. Sob esse propalado canto que anualmente embala a festividade do Círio de Nazaré, em Belém, que os 35 detentos da Seccional de Marituba receberam, ontem pela manhã, as bênçãos da Rainha da Amazônia.

Simultaneamente ouvia-se de dentro do corredor da cela, a súplica de um dos detentos: “Tenha piedade de nós, Nossa Senhora de Nazaré!. Imploramos que encaminhe a Deus nosso pedido de sermos retirados dessa situação, que não é bom para um animal nenhum viver, muito menos um ser humano”. Em seguida, os presos rezaram um “Pai Nosso”.

Oportunista ou não, as preces foram feitas um dia depois que um princípio de rebelião foi controlado por policiais da Rotam na mesma unidade policial e, dois dias depois, que o DIÁRIO publicou matéria em que a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará apresentou dados referentes aos problemas verificados no Sistema Penitenciário do estado, dentre eles, a superlotação.

A imagem, que é emocionante, chocante, destoa do que constantemente é vivenciado e protagonizado nas seccionais urbanas da Região Metropolitana de Belém. Somente um fato dessa magnitude para atenuar a “atmosfera carregada” que envolve esses locais. A boa notícia é que, nos próximos dias, a cena será repetida, pois faz parte da programação do XII Círio da Polícia Civil, que será realizado no último domingo de setembro. (Diário do Pará)

Nenhum comentário