Crônica da Semana - Assuntos do Cotidiano

                                             O PÔR-DO-SOL EM ÓBIDOS
                                                     Hugo Antônio Ferrari
A exemplo de “o amanhecer em Óbidos é lindo” - tema de uma das minhas matéria -, o pôr-do-sol também é deslumbrante! Não é em todos os lugares que podemos contemplar por inteiro a beleza inconfundível desses dois fenômenos da natureza.
Há alguns metros da Praça de Sant’Ana - tendo o gigantesco rio Amazonas como cenário ideal -, na sua parte mais estreita e profunda, é possível ter a nossa frente um dos espetáculos mais fascinantes: o pôr-do-sol!
É o momento em que o nosso “astro luminoso” mais se aproxima da terra e, aos poucos, a exemplo de uma bola avermelhada, vai sumindo no horizonte, como se mergulhasse em pleno rio, para depois, em poucas horas, ressurgir revigorado por detrás da imponente Serra da Escama, acordando a “cidade-presépio”.
Afinal, estamos em plena Amazônia, onde só se respira natureza por todos os poros! Mas os insensatos desejam contaminar o nosso meio ambiente, numa constante agressão à vida.
Precisamos refletir a fim de poder tirar grandes lições da natureza. Acordar todos os dias e nos deparar com a presença de Deus em nosso meio são algo sublime.
Deus é a própria natureza a nos oferecer gratuitamente tudo aquilo que desfrutamos diariamente e, ainda assim, não aprendemos a valorizá-la.
A cidade de Óbidos, em função da sua bela topografia, vira um palco perfeito para encenar tanto o amanhecer como o pôr-do-sol.
É como se o céu fosse aqui! Para muitos, essas coisas todas não dizem absolutamente nada. Talvez, esteja aí a grande questão de não serem devidamente admiradas todos os dias. Enquanto a Terra existir, teremos sempre o amanhecer e o pôr-do-sol!
O amanhecer e o pôr-do-sol são dois fatos em que a nossa existência está intimamente ligada. Um nos desperta para o trabalho, para a labuta. O outro, nos leva ao merecido sossego ao encontro da noite.
Se cada ser humano respeitasse mais a natureza - contemplando as maravilhas que estão a nossa volta - com certeza teríamos um novo mundo, onde tanto o amanhecer como o pôr-do-sol nos daria a garantia de que a vida está plenamente assegurada.

Colaboração: Hugo Antônio Ferrari - Óbidos-PA

Nenhum comentário